Cirurgia com lentes Multifocais

O que é

As lentes multifocais são desenhadas para obter boa visão para longe, distância intermédia e perto, sem a necessidade do uso de óculos, ao contrário das lentes monofocais que só permitem uma boa visão ao longe (para outras distâncias o paciente terá a necessidade de usar óculos).

Causas

Com o passar do tempo a nossa lente natural (cristalino) vai perdendo a capacidade de focar ou acomodar para perto, a chamada vista cansada (presbiopia), assim como também vai perdendo a sua transparência (catarata).

Sintomas

Dificuldade em ler com baixa luminosidade, focar pequenos objetos ou números, podem ser sintomas associados à presbiopia. Geralmente surge a partir dos 40-45 anos.

Cirurgia

Esta cirurgia consiste no implante de uma lente multifocal capaz de corrigir não só a visão ao longe, como também a intermédia e de perto. Esta lente substitui o cristalino e é implantada dentro do olho. A cirurgia tem duração de 15 minutos e é realizada com anestesia local (gostas) em ambulatório.

Técnica utilizada

Presbiopia “vista cansada”

A cirurgia refrativa (facoemulsificação do cristalino com lentes premium multifocais) é a técnica mais utilizada para a correção da presbiopia. Em cada zona da lente multifocal a luz é curvada ou refratada de forma diferente, o que permite a recuperação da visão a todas as distâncias sem necessidade do uso de óculos.

Corrigir com Laser?

A intervenção cirúrgica refrativa a laser é a mais popular nos dias de hoje devido à sua segurança, eficácia, rápida recuperação visual e mínimo desconforto para o paciente.

Vídeos e Reportagens