Descoberta da Camada de Dua´s

Professor Harminder Dua no Congresso ESCRS 2013 em Amsterdão

Um cientista da University of Nottingham descobriu uma nova parte do corpo humano. A camada da córnea no olho humano que a ciência desconhecia tem apenas 15 micra de espessura. Esta fina camada foi “batizada” com o nome de Dua’s layer, após Harminder Dua, o professor de oftalmologia responsável pela descoberta.

Deixo um vídeo de uma cirurgia de transplante lamelar anterior (DALK) que realizei em Julho de 2013 onde se pode observar a confirmação desta descoberta (evidenciada pela formação de uma bolha entre a camada de Dua’s e a membrana de Descemet). (ver mais…)
Os livros de oftalmologia terão literalmente que ser re-escritos após esta descoberta, assim como muitas doenças que afetam a face posterior da córnea que clínicos em todo o mundo apenas começaram a registar a sua presença, ausência ou proximidade com esta camada.
Os investigadores confirmaram a presença da camada de Dua (ou camada pré-Descemet) quando estavam a fazer uma simulação do transplante lamelar de córnea, ao injectar ar dentro da córnea para separar as camadas. Conseguiram identifica-la com a ajuda de um microscópio electrónico.
Esta descoberta irá ajudar os cientistas e médicos a entender melhor e tratar diversas doenças da córnea.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *