Cirurgia refrativa a laser

O que é

Consiste na correção dos erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) alterando a curvatura da superfície ocular (córnea) através de laser (Excimer).
Há duas formas de realizar esta correção: FemtoLasik ou PRK
FemtoLasik:
– Criação de um lentículo (Flap) com 110 µm de espessura (através de um Laser de Femtosegundo) na superfície ocular
– Correção do erro refrativo (Laser Excimer)
PRK:
– Remoção do epitélio corneano (Ex: Alcool)
– Correção do erro refrativo (Laser Excimer)
Ambos os procedimentos são seguros, precisos e eficazes.
Como no FemtoLasik o epitélio corneano (camada mais superficial da córnea) não é removido, a recuperação é mais rápida (sem queixas no dia seguinte e visão 10/10), quando comparado com o PRK.

Casos Aplicáveis

Miopia (dificuldade visual à distância), Astigmatismo (visão desfocada), Hipermetropia (dificuldade na acomodação ao perto), Pseudofáquicos (quando queremos corrigir o erro refrativo residual do paciente, após a cirurgia de catarata, para que ele não precise de usar óculos após a cirurgia).

Tratamento

A cirurgia refrativa a Laser (FemtoLasik ou PRK) é o tratamento mais avançado para a correção de erros refrativos como a Miopia, Hipermetropia e o Astigmatismo. Através deste procedimento conseguimos corrigir totalmente o erro refrativo, garantido a todos os pacientes a recuperação da sua acuidade visual.

Cirurgia

FemtoLasik tornou-se a intervenção cirúrgica refrativa mais popular nos dias de hoje devido à sua segurança, eficácia, rápida recuperação visual e mínimo desconforto para o paciente. Contudo, em determinadas circunstâncias outras técnicas podem ser utilizadas, nomeadamente PRK.

Técnica utilizada

A técnica utilizada na cirurgia refrativa a laser consiste em dois métodos FemtoLasik e PRK:

  • FemtoLasik: Consiste na criação de um lentículo (Flap) com 110 µm de espessura com um laser de Femtosegundo. Após levantar o Flap, o erro refrativo (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia) é corrigido com um laser Excimer que remodela a córnea. Após a correção Laser o Flap é reposicionado.
  • PRK: Consiste na remoção do epitélio corneano (Ex: Alcool). Correção do erro refrativo com Laser Excimer. Colocação de uma lente de contacto durante três dias.

Nos dias de hoje estas técnicas cirúrgicas são procedimentos indolores, eficazes e rápidos, que se realizam com a máxima segurança. Por estes motivos é a cirurgia de eleição para a correção de erros refrativos.  

Testemunhos

Comecei a usar óculos há 12 anos para correção de miopia, uma vez que, não conseguia usar lentes de contacto pois, sempre que as usava, ficava com os olhos bastante inflamados. Durante estes anos passei pelo desconforto de ter que limpar constantemente os óculos; ao usar uma máscara, pois sou enfermeira, ficava sempre com eles embaciados; ter que graduar óculos de sol (sempre que viajava tinha que levar os 2 pares de óculos). Assim, resolvi fazer a cirurgia a laser Femtossegundo com o Dr. Álvaro Sá a 9 de Junho de 2009. Ao fim de 24 horas sentia-me muito bem, sem dores, sem vermelhidão a nível ocular, como se não tivesse feito nada e, o mais importante a ver a 100% E SEM ÓCULOS!! Parabéns Dr. ÁLvaro e Enfª Ana Isabel pela segurança que me transmitiram antes, durante e após a cirurgia e pela atitude profissional que demonstraram em todo o processo.
O meu Muito Obrigado.

Joana Teixeira

Estou muito agradecida, pois a cirurgia no dia 23 de Março correu lindamente. hoje fui à consulta apos 3 meses e fiquei feliz com o resultado.

Parabéns pelo excelente trabalho.
Os m/cordiais cumprimentos.

O meu Muito Obrigado.

Maria José

"Sofria" de miopia nos dois olhos. As lentes foram, desde sempre, uma "coisa" à qual não me habituei. Além de me magoarem, e ocupando muito tempo defronte do computador, não as conseguia suportar muito tempo.
Surgindo a oportunidade, depois de me terem falado do Dr. Álvaro Sá, ponderei a hipótese. A vontade de corrigir este problema - e começar a ver, finalmente, as matrículas dos carros à minha frente - foi mais forte que o receio em fazer a intervenção.
Resolveram-se os problemas das duas vistas. Foi simples, eficaz e proveitoso. Além de que, ao fim de 33 anos, passei a distinguir o abanar das folhas nas árvores.
Obrigada pela ajuda.

Cláudia Sofia B.

Palavras para quê......Médicos "amigos" assim há muito poucos e eu tive a brilhante sorte de o encontrar no meu caminho.
Fiz a Lasik com o Dr.Álvaro esta 2ªf dia 16/11/2009 e só tenho a agradecer pois como já referiram é super competente e dá-nos à vontade para descontrairmos ao máximo, quanto à cirurgia só posso dizer estou super contente com o resultado e quem tiver receio não tenha, pois com a alegria contagiante do Dr. Álvaro e sua FABULOSA EQUIPA nem temos tempo para pensar que estamos num bloco operatório :).
Já disse e vou repetir MUITO OBRIGADO pela sua SIMPATIA que nos dá coragem e ânimo.
Muitas Felicidades e continue assim pois garanto lhe que por muitos anos que passem nunca me vou
esquecer do quanto me ajudou.
É maravilhoso ver tudo nítido sem necessitarmos do que quer seja.
Um bem Haja à pessoa EXTRAORDINÀRIA que é.

Andreia Correia

Vídeos e Reportagens