Queratoplastia Lamelar Anterior Profunda – DALK

O que é

Queratoplastia Lamelar Anterior Profunda – DALK, é um transplante lamelar que permite substituir a camada anterior da córnea patológica por uma saudável, preservando o endotélio e a descemet.
A conservação do endotélio (saudável) aumenta a durabilidade do transplante a longo prazo e reduz o risco de rejeição.

Casos Aplicáveis

Queratocone - córnea deformada (ectasia); Ectasia pós Lasik/PRK - o Laser é realizado na camada mais forte da córnea mas em casos muito raros pode enfraquecê-la; Cicatrizes (leucomas) da córnea - são comuns como consequência de ceratite herpética ou trauma; Distrofias estromais - alterações que afetam uma parte das camadas da córnea.

Tratamento

Muito baixa visão causada por alterações na transparência ou curvatura da córnea.

Cirurgia

É realizada com anestesia geral. Nesta intervenção, a córnea do receptor é dissecada a uma profundidade de 80 a 90% e a separação do endotélio é feita através de uma injeção de ar (Big Bubble).

Técnica utilizada

Na Queratoplastia Lamelar Anterior Profunda a camada interior da córnea (endotélio) é preservada. Esta técnica é essencial para diminuir a probabilidade de rejeição por parte do paciente. É retirado apenas o estroma corneano (parte afetada) e conserva-se a membrana de descemet e o endotélio. “Big Bubble” é a técnica que separa a membra de descemet do estroma residual através da injeção de uma bolha de ar.

Corrigir a visão com Laser?

A intervenção cirúrgica refrativa a laser é a mais popular nos dias de hoje devido à sua segurança, eficácia, rápida recuperação visual e mínimo de desconforto para o paciente.

Vídeos e Reportagens