CIRURGIA DE CATARATA

Consulte Vídeos de Cirurgia de Catarata aqui.

 

O cristalino faz parte do sistema óptico do olho humano e é responsável por um terço do seu poder refractivo. As propriedades ópticas do olho dependem da potência do cristalino, que por sua vez é determinado pelas suas dimensões e pelo seu índice refractivo. Catarata é a perda de transparência do cristalino que induz alterações profundas da função visual. O único tratamento para as cataratas é cirúrgico, geralmente realizado em ambulatório com anestesia local (colírios). Após a extracção da catarata, e durante a cirurgia, é implantada uma lente intraocular, que permite a correcção de eventuais erros refractivos (miopia, astigmatismo, hipermetropia, “vista cansada”).

O Laser de Femtosegundo é a técnica mais avançada na cirurgia de catarata.
A introdução deste Laser é uma revolução na cirurgia de catarata.
Esta é a forma mais segura, menos invasiva e mais precisa de realizar a cirurgia de catarata.
Mais segura porque cerca de metade da cirurgia deixa de ser realizada manualmente e passa a ser realizada automaticamente pelo aparelho Laser de alta precisão.
Menos invasiva pela redução do tempo de ultrassons na fragmentação da catarata.
Mais precisa nos passos mais delicados da cirurgia (funciona quase como um bisturi eléctrico guiado pelo médico para realizar as incisões na córnea, a abertura da cápsula anterior e a fragmentação do cristalino; assim como na posição da lente intraocular, especialmente na correção da “vista cansada para perto” (presbiopia) e astigmatismo).

Actualmente podemos tornar uma pessoa independente do uso de óculos para longe e para perto através do implante de uma lente multifocal ou acomodativa durante a cirurgia de catarata (Consulte Lentes Intraoculares).
_ _

Exemplos de Cataratas
Catarata Cortical
Catarata Total (em paciente com uveítes de repetição)
Catarata Polar Anterior (neste exemplo é congénita)
Catarata Estrelada Axial Anterior (causa medicamentosa – Amiodarona)
Catarata Traumática (perfuração com agulha; observa-se também lesão da íris)

Catarata Subcapsular Posterior (neste exemplo é congénita)

_ _

Após Cirurgia de Catarata   

Nestas imagens observamos que a catarata do olho direito foi removida e que, simultaneamente, foi implantada uma lente intraocular. Nas duas últimas fotografias a pupila está dilatada farmacologicamente para melhor observação da lente intraocular (notar o reflexo da luz).
_ _

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *