20 comentários

  1. Muito interessante. Não conheço mais blogue nenhum deste género e nunca me tinha apercebido o quanto este tipo de informação pode ser importante. Felizmente não preciso de nenhuma consulta mas se vier a precisar já é o meu médico de eleição. Só uma sugestão: a informação sobre os vários casos deveria ser menos “narrativa” e se possível seguir uma espécie de guião,onde fosse claro que há pontos comuns (com respostas diferentes, claro) na descrição dos vários casos.
    Mais uma vez parabéns.

  2. Entrei neste blogue por acaso.
    Nunca tinha visto fotografias tão fabulosas . Para um leigo na matéria é uma forma muito interessante de chamar a atenção, de uma maneira muito positiva, para aspectos da visão que clínicamente todos têm receio. Os testemunhos são todos também fantásticos. Muitos parabéns.
    António Marques

  3. Que blog extraordinário. Nunca imaginei poder ver este tipo de fotografias. E o espaço está impecável. Muitos parabéns ao dr. Álvaro e á designer

    Bernardo Antunes

  4. Estou a pensar fazer a cirurgia para deixar de usar óculos e por essa razão já consultei várias vezes este blog e o aconselhei a amigos. Na minha opinião é muito elucidativo dos métodos e procedimentos das cirurgias em questão.
    Concordo com o Sr. Bernardo Antunes, as imagens e o link da designer são excelentes.
    Mal tenha oportunidade para corrigir o meu problema certamente que contactarei o Dr. Álvaro Sá.
    Maria Isabel Santos Coutinho

  5. Antes de mais cumpre-me desde já dar os parabéns por este blogg fantástico. Devo dizer que para uma jovem como eu e com algum "historial" ocular dramático, este blog fascina!

    Gostaria apenas, se não for inconveniente, de colocar uma breve questão:

    Tenho 32 anos e aos 30 sofri um descolamento de retina sem razão aparente ou sintomas, exepto a "cegueira" do olho esquerdo,após cirurgia recuperei 80% de visão.efectuei laser também no direito. Uso lentes de contacto e há cerca de 3 semanas foi diagnosticado ceratite, mais no olho direito. Não tem infecção mas parece que a córnea está bastate "magoada". EStve quase sem conseguir ver. Neste momento vejo mas irei estar mais um mês de oculos. Sempre me foi dito que operação qualquer no meu caso não seria aplicável, no entanto foi-me colocada a questão neste momento devido a situação da cornea, tendo que ser ponderado os riscos.

    Após algumas pesquisas não encontrei ainda nada que me clarificasse sobre o assunto e gostaria de ter alguma ideia.

    Bem Haja

  6. Os meus cumprimentos Dª. Carla.
    O uso de lentes de contacto implica sempre riscos (ceratites, conjuntivites, úlceras de córnea, neovascularização, etc.). O facto de ter tido descolamento de retina no olho esquerdo, não é uma contra-indicação absoluta para a realização de cirurgia refractiva (LASIK ou Lentes fáquicas). Obviamente que antes de propôr uma cirurgia deste tipo, é mandatório, em todos os pacientes, um exame oftalmológico completo (que inclui a observação cuidada da retina). No seu caso especifico, temos que ter a certeza que a sua retina está bem "protegida" para que não haja qualquer complicação no pós-operatório.

    Álvaro Sá

  7. O DR, ALVARO é dos melhores, bem o melhor oftalmologista de sempre, fui operada por ele e coloquei lentes intraoculares e recomendo. alem de me ter libertado dos oculos vejo melhor, a cirurgia foi um sucesso. OBRIGADO DRº ALVARO PELO PROFISSIONAL QUE É E PELA PESSOA HUMANA E BRILHANTE. cumprimentos: CARLA AZEVEDO ( clinica luso espanhola)

  8. vou ser operada a miopia com lentes com lentes faquicas. quais os contras? futuramente pode trazer me problemas? obrigado pela atancao..

  9. Os meus cumprimentos.
    Ao ser proposta para o implante de lentes fáquicas intraoculares, é necessário que os seus olhos reunam todas as caracteristicas necessárias e indispensáveis para a sua realização. A sua graduação deve estar estável, a sua câmara anterior deve ser profunda, o número e as caracteristicas das células do endotélio corneano deve ser normal e a anatomia da íris/cristalino assim como o diâmetro pupilar em condições de baixa luz devem ser favoráveis à implantação das referidas lentes. Se todos estes elementos forem bem ponderados e, se o implante das lentes for tecnicamente bem executado, o risco desta cirurgia é mínimo. Após o acompanhamento no pós-operatório, deve ser observada pelo menos uma vez por ano para assegurar que tudo está bem, principalmente o endotélio corneano.

    Álvaro Sá

  10. Caro Amigo Dr. Álvaro Sá, agradeço-lhe do fundo coração o empenho e dedicação no seguimento do meu caso, o Sr. Doutor alem de Medico Oftalmologista e uma excelente Pessoa com um coração de ouro.
    Deixo-lhe votos de felicidade na sua vida tanto pessoal como profissional.
    Grande Abraço
    Pedro Miranda

  11. Dr. Álvaro, cumprimentos.
    Apareceram-me dois piquinhos de pus na pálpebra do olho bom e estou a aplicar TERRICIL para me livrar daquilo; ESTOU CORRECTO? Obrigado pela sua atenção Aceite um abraço de Jaime Ruela

  12. Os meus cumprimentos Sr. Ruela.
    Provavelmente os "piquinhos de pus" no bordo da pálpebra são secreções secas das glândulas de Meibomian. Calor húmido (compressas durante 10 minutos) e Terricil pomada geralmente resolvem a situação.

    Álvaro Sá

  13. Tenho uma miopia de 5 dioptrias e fui chamada para fazer uma cirurgia a laser mas estou grávida de 2 meses, existe algum perigo em fazer esta cirurgia ?

  14. Os meus cumprimentos Dª Mónica.
    Não conheço estudos sobre os efeitos do Laser excimer em grávidas. Por esse motivo, na minha opinião, é mais seguro aguardar. Deve pensar no Laser apartir do quarto mês pós-parto (altura em que se considera que a sua refracção está estável após a gravidez).
    Parabéns e muitas felicidades!

    Álvaro Sá

  15. Caro Dr. Álvaro Sá, parabéns pelo weu website.
    Gostava apenas de saber se faz tratamentos à degeneração macular relacionada com a idade. É que não encontrei esta patologia na sua lista… Muito obrigado e cumpts!
    João Silva

  16. BOM DIA !
    Gostaria de mandar um email com algumas fotos do meu olho .claro se possivel.perdi minha visão com aproximadamente 12 anos de idade ,hj estou com 27.Ai virou uma catarata uma mancha horrivel,me sentia muito mal ai resolvi usar lente de estetica que me indicaram. Mas faz um dois anos que a mancha esta diminuindo,fiquei super feliz ,pois nao estava nem usando mais a lente de estetica . Ai fui no oftalmo e ele disse que o meu cristalino esta solto e esse é o motivo da mancha diminuir,ele disse que não teria perigo e nao compensava fazer cirurgia pra remover a mancha.Mas ontem a noite do nada a mancha ficou enorme ,estou muito preocupada e nao consigo nem olhar no espelho .Por favor ME AJUDE !OBRIGADA .

  17. Os meus cumprimentos,

    Por favor envie algumas fotografias do seu olho para o meu mail (sa.alvaro@gmail.com) para que eu lhe possa dar a minha opinião.

    Álvaro Sá

  18. Maria Adelaide, 63 anos, Braga
    Sr. dr. Álvaro
    Tenho muita miopia, presbiopia e astigmatismo, Fiz há pouco mais de 48 h cirurgia de introdução de lentes trifocais qu prococou muito edema e este muita turvação. Hoje, bastante desse «nevoeiro» já levantou, mas fiquei muito preocupada: parece que a lente inserida não tem a graduação certa. Cá pela minha estimativa de leiga, em relação à lente de contacto no olho ainda não operado falta-me a correção para aí de 4 dioptrias. A médica disse que o edema não passaria tão depressa, que isso era consequência do mesmo edema, mas que se no final se confirmasse essa desadequação da lente, poderia corrigir a miopia a laser. As minhas perguntas; o laser em córnea fina não é perigoso? Quanta miopia poderá corrigir? Poder-se-á colocar outra lente introacular em cima da outra? ( a médica disse que fazer outra operação era muito arriscado)Poderei pôr lente de contacto no olho operado? ( e eu que tanto queria ver-me livre das lentes, já que os olhos começam a fazer rejeição depois de tantas décadas de uso, embaciando as lentes repetidas vezes!)
    Agradeço reconhecida a sua resposta

  19. Os meus cumprimentos D.ª Maria Adelaide.
    Enquanto tiver edema da córnea não terá boa qualidade visual e não saberemos se a potência da lente intraocular é a correcta. A potência da lente trifocal não tem relação directa com a potência que usava nas lentes de contacto. Caso se conclua que a potência da lente intraocular não é a adequada, pode realizar correcção através do Laser de superfície (Lasik ou PRK) desde que reuna as condições para isso (um dos parâmetros é ter uma espessura corneana no ponto mais fino superior a 500 micra). Dependendo dos casos, a correcção da miopia através do Laser excimer pode ir até às 7 dioptrias. Caso não tenha condições para o referido Laser, não há contra-indicação para a colocação de lente de contacto no olho operado.

    Álvaro Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *